PALCOS

7 Poemas Para Um Mundo Novo

de Fernando Mota, Mário Melo Costa e Violeta Mandillo

 

 

Com textos de

Andreia C. Faria

António Barahona

Joana Bértholo

José Luís Peixoto

Marcos Foz

Mário Cesariny

Vasco Gato

 

 

7 Poemas para um Mundo Novo é um conjunto de sete pequenos filmes (3 a 5 minutos) inspirados pela recente pandemia global, pela nossa relação com o nosso planeta e a natureza, e pela pesquisa e criação de instrumentos musicais experimentais a partir de árvores, ramos e outros materiais naturais.

Cada filme é um poema audio-visual, um objecto multi-disciplinar que nasce desta música feita com madeira, terra e água, destes poemas escritos de uma forma tão generosa quanto urgente e das vozes que os sentiram e trouxeram até nós.

O que vêem as nuvens
Fermando Mota fotografado por Mário Melo Costa

Cada um dos filmes mostra um destes instrumentos tocados por Fernando Mota em locais ao ar livre que simbolizam os vários elementos naturais: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Nalguns é a própria Natureza que é “tocada”, experimentando novas formas de produzir som musical.

 

Para cada filme pedimos a um autor português que escrevesse um poema partindo da sua reflexão sobre o período de quarentena e o Mundo que sonha ou que teme que aí venha, uma mensagem de esperança ou de revolta, um manifesto para um Mundo Novo. E convidámos sete actores para ler estes poemas de Andreia C. Faria, António Barahona, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Marcos Foz, Vasco Gato e de Mário Cesariny.

 

Decidimos que um dos poemas seria de um autor que já não estivesse vivo como uma forma de homenagear os mortos da pandemia. E decidimos também que este poema seria dito por uma criança como símbolo da comunicação e partilha entre gerações.

 

VOZES

Ângelo Torres

Ana Sofia Paiva

Cláudia Andrade

Diogo Dória

Luís Miguel Cintra

Natália Luiza

Tiago Mota

 

 

ESTREIA

1 de Outubro de 2020, locais vários

 

 

PÁGINA 

Facebook
Instagram