Ecologia
romance
Portugal
2018
editorial Caminho
Brasil
2022
Dublinense
Numa sociedade que se fundiu com o mercado – tudo se compra, tudo se vende – começamos a pagar pelas palavras. A estranheza inicial dá lugar ao entusiasmo. Como é que falar podia permanecer gratuito?
COMPRAR ONLINE
* Finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores;
* Finalista do Grande Prémio de Literatura DST;
* Nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019;
* Semifinalista do Prémio Oceanos 2019;
* Finalista do Prémio Pen Clube Português 2019, Narrativa;
* Finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa.
FICHA TÉCNICA
Livro impresso em papel reciclado oral 70 branco
© Editorial Caminho, 2018
Capa: Márcio Barcelos
Revisão: Isabel Garcez
504 páginas
1.a edição: Maio de 2018
3.a edição: Julho de 2022
«Joana Bértholo é autora de um livro incómodo e brilhantemente estruturado» (…) «Um livro revolucionário que analisa, sob o disfarce do romance, ou seja, através de histórias de pessoas com vidas que nos parecem familiares e próximas, o caos em que vivemos.»
Helena Vasconcelos, Público/Ípsilon, 17 de Agosto de 2018
«Esta obra apresenta-se através de uma técnica de escrita original e poderosa. Surpreendente, pelo modo como o leitor vai sendo transportado, sem perda de fio condutor, para diferentes painéis narrativos; mas aquilo que mais me impressionou foi o grande valor de verdade deste livro. Ecologia mostra que uma ficção não é necessariamente o êxodo para um real alternativo, mas sim a imaginação de uma outra perspetiva, a partir da qual podemos abrir novas janelas de onde interrogamos o que de essencial se esconde nas manifestações do presente, sobretudo as suas linhas de fuga rumo a um futuro perigoso e desafiante.»
Viriato Soromenho-Marques, Jornal de Letras e Ideias
«Erudito e lúdico, o romance de Joana Bértholo é um hino à linguagem humana, entendida como último reduto da liberdade.»
José Mário Silva, Expresso/E, 29 de Dezembro de 2018
«O terceiro romance de Joana Bértholo é um livro complexo e completo. Uma distopia necessariamente inquietante em que as palavras passam a ser coisas pagas.»
Inês Fonseca Santos no programa da RTP3 Todas as Palavras de 24 de Novembro de 2018
«Divertido, mordaz, cáustico, amargo, contundente, sarcástico, irónico, incisivo, corrosivo, provocante, estimulante, mobilizador e, sobretudo, extraordinariamente inteligente, “Ecologia” é um romance que encerra um conjunto de mensagens sólidas e avisos severos. Há que atentar nele e elevar a guarda.»
Joaquim Margarido, blog Erros Meus… – 4 de Setembro de 2018
LER OUTRAS MENÇÕES NA IMPRENSA
edição brasileira: DUBLINENSE